Procure no Escudo

Receba atualizações!

http://3.bp.blogspot.com/-Zz9JlQmWp3k/TjGQ-9ykVII/AAAAAAAAApc/1ApqLW-VlYs/s1600/PEROLA+DO+ESCUDO.png


"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Bater ou Correr... Morrer é uma escolha ?

Perder um personagem, perder algo que tu criaste, desenvolveu uma história em cima dele, escolheu cada ponto para que ele ficasse como você o imaginou e de repente perdê-lo no desenrolar da história. É, isso não é nada animador, principalmente quando se está jogando com ele há muitas sessões e então o que fazer ? Algumas coisas desse gênero são abordadas nessa matéria aqui, mas o que eu quero realmente tocar hoje são todos os acontecimentos que levaram a essa morte com mais profundidade.


Podem ter vários motivos que possam ter levado a morte de um personagem. Uma superestima do personagem - ele é capaz de entrar em qualquer combate e qualquer encrenca e sair ileso! -, um exagero do mestre - então vocês encontram com um lich poderoso que drena todas suas forças vitais -, algo planejado e arquitetado pelo mestre, um erro de criação ou até mesmo uma estratégia mal bolada pelo grupo. E então passaremos por isso, caso assim o mestre esteja disposto, afinal se NPC's, inimigos e aliados podem morrer então seu personagem também está sujeito a isso e é papel do mestre também demonstrar isso. Por mais que às vezes o grupo possa estar indo por um mau caminho, às vezes alguns conselhos podem ser dados e o que tais atitudes podem causar um bom senso em algumas ocasiões não faz mal quando bem moderado. Se o mestre não assumir esse papel, que alguma hora os personagens podem realmente morrer com os desafios prostrados, o jogo torna-se chato e assim mostrando que tal grupo é invencível. Beira-los a morte é uma opção de como mostrar que eles também são vulneráveis. O mestre tem esse controle e pode levar o grupo a morte quando bem entender como também pode deixá-los pela última, ele está no controle. Sim tudo isso deve ser moderado muito bem respeitando os limites de diversão, Senhor mestre.


Mas então jogadores como evitar que isso aconteça? Se tornar um personagem cagão também não é uma boa escolha, mesmo que seja divertido se bem interpretado por um personagem único junto a um grupo. Mas estratégias devem ser boladas nos combates, invasões e aventuras e assim levar o empenho do mestre, em criar toda uma aventura para também diverti-los, bem a sério. Ele tentará criar desafios que possam ser vencidos por vocês, mas nem sempre isso é uma certeza. Algumas vezes podem surgir desafios que não serão vencidos pelos jogadores e parar, observar e concluir que, bom nós não somos pálios para eles, deve ser feito nessas ocasiões. Sim sempre tem aquela remota possibilidade de muitos sucessos críticos acontecerem, mas isso não é o padrão. E arriscar pode levar um ou mais indivíduos a morte.

É claro que não é isso que o mestre vai querer matar o grupo, mas quando eles persistem no erro também não há o que fazer, há ou ainda quando o grupo não coopera em se ajudar e pensa apenas em seu próprio personagem. Às vezes o orgulho e o fato  do personagem estar sendo levado a fundo em sua interpretação podem leva-lo a morte também. Se olharmos um homem, tipo paladino como estereótipo, cheio de valores e honra, ele não vai entregar a localização de seu grupo mesmo que esteja sendo ameaçado com a vida e então ele pode e vai morrer desse jeito para deixar sua honra intacta, porém se um dos companheiros for capturado também e ameaçar matar o tal homem caso ele não entregue o grupo... Bem pode ser outro caso e assim ele pode abrir a boca. Tudo vai depender da situação, mas apenas para exemplificar o caso. E em outros casos o companheiro pode ser conivente com a situação e simplesmente não ligar para o caso e bem, aí o caso é um pouco mais pessoal e já não está tão ao alcance do mestre em postergar a morte do envolvido, apenas o desenrolar dos fatos.

São algumas situações por qual podemos passar, vocês já tiveram personagens mortos por quais coisas? Divide com a galera.



_______________________________________________________________________________________________________________________
Gabriel Mueller - Joga RPG há 7 anos e é fã de Storyteller e cenários apocalípticos. Seu mundo gira em torno de Reinos de Ferro e Mundo das Trevas. Acha o RPG simplesmente fantástico! Estudante de Ciência da Computação na UFRGS e Técnico em Eletrônica. Faz teatro e escreve nas horas vagas. Noivo de Domenique Goulart.

1 comentários:

Boa matéria, acompanho o blog a algum tempo, naminha primeira e atual aventura peguei um clérigo não gostei e pedi ao mestre para me matar e eu me transformar em um NPC(agora PC) paladino.

Novo Comentário