Procure no Escudo

Receba atualizações!

http://3.bp.blogspot.com/-Zz9JlQmWp3k/TjGQ-9ykVII/AAAAAAAAApc/1ApqLW-VlYs/s1600/PEROLA+DO+ESCUDO.png


"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

domingo, 1 de maio de 2011

Patentes militares diferentes

A diferenciação de soldados em campo de batalha é antiga, visando destacar aqueles que lideram um grupo de combatentes (tanto para facilitar sua visualização por parte dos subordinados, quanto para destacar seu status elevado).


Porém, as formas de diferenciar as patentes ou postos militares variam, e se tratando de mundos fantásticos pode se diferenciar ainda mais.







Exemplos históricos

O exemplo mais evidente que nos vêm de diferenciação estética das patentes são as divisas dos exércitos atuais.


Apresentadas no braço (praças) ou ombros (oficiais), classicam os militares em sargento, tenente, capitão, major, coronel e general, a grosso modo. Marinha e Aeronáutica tem sua própria classificação (incluindo postos exclusivos, como almirante ou brigadeiro), mas também usa sistema de divisas.


Porém, um exemplo menos conhecido é o adotado pelo exército romano na Antiguidade.


A diferenciação do exército romano se dava, sobretudo, pelos elmos. Os sub-oficiais e oficiais romanos destacavam-se pela presença de uma crista em seu elmo (que, inclusive, podia ser horizontal, ao contrário da presença vertical, mais conehcida), sendo o objeto de defesa tão característco dos militares desse período histórico.


Nesses dois casos, há o uso de elementos práticos (o elmo tem sua utilidade, apenas acrescenta-se a diferenciação pretendida), e os totalmente simbólicos (o pedaço de tecido que compõe a divisa de nada serve para o combate). Pensando nisso, podemos pensar em muitas diferenciações de patente para cenários de fantasia (sobretudo medieval, a qual irei me basear).






Patentes simbólicas



O mestre pode usar patente para diferenciar culturas em seu mundo de jogo.


Reinos onde o calor seja comum, possivelmente adotariam patentes simples e leves, nada que prejudique sua movimentação ou torne-se cansativo de usar. E mesmo reinos similares podem adotar patentes diferentes pela tradição (um tendo raízes nos povos nativos, outro em um colonizador distante).


Embora a existência de patentes fique melhor em culturas mais organizadas e civilizadas, ao menos no campo militar, nada impede de fazer uma classificação, ainda que simples, em culturas mais selvagens.


Uma horda de bárbaros invasores (clássico), podia diferenciar os líderes de pequenos grupos de saqueadores dos líderes de grandes tropas, pelo tamanho do chifre em seus elmos, ou pelo tipo (os de chife de bovinos liderando pequenos grupos, enquanto os líderes trazem imensos chifres de alces). Ou um sistema de pinturas no corpo, similar às usadas por povos indígenas quando vão à guerra, pode ainda trazer o caráter de diferenciação da posição dos líderes.


O interessante nesse caso (e pra todos) é o mestre pensar numa simbologia para as patentes.


Os chifres dos líderes militares bárbaros poderiam representar a força do animal que a tribo cultua (portanto poderiam ser presas de lobo ou urso, etc.). Da mesma forma, as pinturas de guerra similares às indígenas teriam seu próprio significado e simbologia, podendo ter formas circulares e lânguidas, lembrando curvas de rios, por invocar a força das águas da natureza, ou ser caracteres que lembram animais.


Um exemplo interessante da simbologia é pensarmos nas faixas usadas por lutadores de artes marciais. Se pensarmos, elas tem uma função similar ao das patentes militares, diferenciando indíviduos por sua importância, conhecimento, e poder, ainda que não tenham o aspecto direto de liderar grupos. De qualquer maneira, uma faixa amarela do taekwondo, por exemplo, significa a terra onde a semente foi plantada e pode nascer (é a segunda faixa, seu possuídor está ainda se iniciando), enquanto a faixa azul significa o céu, pois a planta cresceu (adquiriu conhecimento e habilidade), e tornou-se uma árvore que atinge o céu.




Outras possibilidades



Assim, o mestre poderia pensar em muitos casos.


No meu mundo de jogo adotei o uso de lenços como patente por um dos principais exércitos do mundo. Os lenços são brancos ou azuis, pois foram baseados no brasão da realeza do reino, que tem cores lembrando o mar. Assim, um sargento usa um lenço branco amarrado no braço,enquanto um tenente já o uso no pescoço. Dai por diante há uma diferença no tom de azul (claro ou marinho) conforme a patente, e o uso de estrelas para os alto oficiais.


Fica algo simples, mas identificável.


Poderia se pensar em algo mais rústico, como cortes de cabelo (seja pelo tamanho, ou por tranças, por exemplo), que pode ser aplicado às tão valorizadas barbas dos anões. Ou ainda armas específicas (como no exército imperial brasileiro, que só oficiais podiam ter espadas), ou insígnias e medalhas (como usado nas frotas de Star Trek).


Khador e Cygnar, do cenário Reinos de Ferro, possuem símbolos representando suas patentes, embora os postos sigam o sistema atual basicamente (com algumas exceções, como Kovnik ou Lord General).


Imagina um exército bárbaro onde os grandes líderes lutam sem armaduras, por imaginar-se que seu poder é o suficiente para não precisarem de proteções mundanas. Os Personagens dos Jogadores certamente achariam que os mais bem equipados são os líderes, e deixariam os oficiais inimigos agirem livremente no campo de batalha.


O uso de uniforme podia ser uma diferenciação entre oficiais (com autorização e capazes de possuir um refinado uniforme) e os soldados comuns, cujas vestes paupérrimas mal cobrem o corpo. Ou quem sabe o uso de dragonas (aquelas “franjinhas” nos ombros do uniforme, usadas até metade do século passado).


Talvez os elfos diferenciem seus líderes pelo discreto uso de folhas penduradas como colares, e certamente humanos estrangeiros não saberiam que o soldado que traz uma folha de carvalho é hierarquicamente superior ao arqueiro que tem uma folha de palmeira no dorso.


Enfim, são muitas as possibilidades, e o interessante é fazer com que os exércitos não sejam tão padronizados quanto são atualmente em nosso mundo.






2 comentários:

Muito massa, as possibilidades realmente são imensas.

Faltou apenas uma explicação sucinta do significado de cada patente militar clássica, e também sugestões para mudança das funções hierárquicas.

Clássica se refere ao "sargento, tenente, capitão", etc?

E sobre mudança das funções hierárquicas, é uma ótima idéia, vou escrever um post sobre isso!

Obrigado pelo comentário.

Novo Comentário