Procure no Escudo

Receba atualizações!

http://3.bp.blogspot.com/-Zz9JlQmWp3k/TjGQ-9ykVII/AAAAAAAAApc/1ApqLW-VlYs/s1600/PEROLA+DO+ESCUDO.png


"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

terça-feira, 5 de julho de 2011

Viagens II: Intemperes do Clima

Se não a melhor maneira de fazer os jogadores terem a real sensação de que os seus personagens estão no inverno do que os próprios jogadores sentirem esse frio !? Hahaha!

Se aventurar pelas mais planas planícies e pelos bosques cheios de água e comida fresca é muito fácil pra qualquer aventureiro. E como já citado por nós antes na matéria sobre Viagens entre Cidades, devemos fazer com que o desafio de apenas chegar ao lugar seja mais interessante do que apenas um "Vocês cruzaram a  pé as Montanhas Uivantes no inverno e levaram 4 dias para enfrenta-la sem nenhuma dificuldade". Poxa! A menos que  fossemos de níveis épicos eu ficaria um tanto quanto revoltado!! Afinal cruzar um lugar inóspito com muito, mas muito gelo e com algumas tribos bárbaras espalhadas pelo local não é nada fácil nem no verão, imagina no inverno! Então agora vamos ver outros fatores que podem influenciar na vida dos PJ's.

Relevância do Lugar

E por isso devemos ficar mais atentos a relevância do lugar em que colocamos nossos jogadores, pois afinal se eles tomaram esse rumo ou foram postos para cruzar tal lugar devemos nos preocupar pelo menos com alguns fatores naturais dessa região em questão como o frio, o gelo, avalanches entre outros.

  • A neve nada mais é que agua congelada então se os personagens não estiverem devidamente isolados termicamentes ficaram molhados ao se movimentar num lugar com 3 metros de neve ou ainda menos que isso.
  • Acampar a noite será um desafio em tanto, afinal novamente devem se preocupar com o isolamento e se proteger muito mais, pois a noite será muito mais frio. Achar pedras e um local adequado para fazer um fogueira será essencial para se manterem aquecidos, é provável que a luz que seja criada a noite possa atrair alguns animais da redondeza como lobos ou outras criaturas que buscam comida.
    E além de tudo isso devem ficar muito preocupados com o risco eminente de uma avalanche acontecer a qualquer momento em que descansam.
  • O baixo deslocamento que terão sobre a neve provavelmente ocasionará um racionamento de comida e mantimentos caso eles não estejam devidamente preparados para enfrentar uma cadeia de montanhas gélidas e sua extensão. Será muito difícil encontrar qualquer tipo de comida num lugar assim quanto mais algum aconchego para poderem descansar totalmente seu estado de fadiga que pode aparecer caso sua fortitude comece a falhar frequentemente, pois terão que ser muito fortes para aguentar todo o processo, é muito provável que os mais fracos morram, se não todos.

Relevância da Estação

Enfrentar estações extremas pode ser tão ruim num inverno ou num verão. Onde a falta de chuvas derivadas de fatores da estação e longitude podem ocasionar perda de grandes plantações e rebanhos, faltando assim suprimentos para as cidades que os personagens passam, visitam ou ficam. Um reino todo pode ser afetado bem como apenas uma parte dele ou um vilarejo. Obrigando os PJ's a buscarem comida por conta própria fora da cidade ou até resolverem ajudar o pequeno vilarejo que sofre com a seca - ou geada- de alguma forma. Ou de certa forma se falta pode também sobrar. Chuvas e tempestades muito rigorosas podem prejudicar muito mais também. Provocando enchentes, incêndios e devastações em geral.

Secas
Bem se uma região está passando por dificuldade de falta de chuva é certo que não só a cidade, mas como todo o entorno irá sofre com isso, sendo que a busca por mantimentos essenciais pode ser tornar um tanto quanto difícil já que os animais em volta estarão passando sede se a seca for a um ponto de poder secar suas fontes de água e então caça de animais pode causar alguns espantos. Podem muito bem encontrar animais já mortos ou muito fracos e a alimentação não será de qualidade.

A água pode se tornar um artigo de luxo e muita gente pode se aproveitar de tal fato e outros subjugando-se a prece por seus deuses para que tragam a vida para aquele lugar novamente. Dês de danças da chuva até emigração das pessoas que ali moram pode acontecer.

Enchentes
Por outro lado a grande quantidade de chuvas pode acabar estragando ainda mais. Danificando tudo que é tipo de estrutura até pequenas e grandes bibliotecas. Tanto um grande conhecimento pode ser perdido quanto uma grande parcela da população pode ser levada pelas forças da chuva. O grande impacto será se reconstituir tudo depois, limpar toda lama acumulada e se prevenir de saqueadores será um belo desafio.

Sobretudo a ambientação deve ser dada, e devem arcar com as consequências de suas escolhas e das intemperes do tempo e clima. Simplesmente mostrar que existe muito mais do que climas agradáveis apenas com chuvas torrenciais e que não prejudicam ninguém. Por que a semelhança com o real deve ser também explorada, afinal a fantasia nunca é tão fantástica assim!

Um Abraço, Luke!




_______________________________________________________________________________________________________________________
Gabriel Mueller - Joga RPG há 7 anos e é fã de Storyteller e cenários apocalipticos. Seu mundo gira em torno de Reinos de Ferro e Mundo das Trevas. Acha o RPG simplesmente fantástico! Estudante de Ciências da Computação na UFRGS e Técnico em Eletrônica. Faz teatro e escreve nas horas vagas.


 

5 comentários:

Ih, cara… o nome dessa tua sessão é igual o nome do podcast lá do @rpgdm ;B

Hmm verdade õO. Mas não chega a ser uma sessão. São só alguns posts com um mesmo foco e também não é um podcast. Abraço o/

Um exemplo recente de como o clima pode ser bem trabalhado é o Game of Thrones, onde o inverno é algo temido e sempre citado.

Novo Comentário