Procure no Escudo

Receba atualizações!

http://3.bp.blogspot.com/-Zz9JlQmWp3k/TjGQ-9ykVII/AAAAAAAAApc/1ApqLW-VlYs/s1600/PEROLA+DO+ESCUDO.png


"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

domingo, 3 de junho de 2012

Mapa de Arton Detalhado



Estando eu me dedicando a produção de materiais pras minhas campanhas, terminei recentemente o mapa do Arton, do cenário Tormenta.

Fiz esse mapa baseado no oficial lançando com o Inimigo do Mundo, inclusive usando a mesma escala. As localidades e detalhes geográficos retirei da antiga série O Reinado (o antigo, em 3 livretos).

Tudo isso veio do fascínio que tenho por mapas (principalmente mundi), e pela necessidade em uma das campanhas que mestro de ter um mapa assim tão detalhado, visto que os oficiais do cenário são apenas políticos (com divisões dos reinos) ou puramente geográficos, mas nível macro, ou seja, sem detalhes de cidades, pequenos rios e florestas, etc.

O resultado é que, para um trabalho amador, penso eu, ficou bastante agradável. Por isso vim postar aqui para que outros jogadores que usem o cenário Tormenta possam também ter esse mapa caso vejam necessidade.

Por fim algumas considerações:

  • Quase todos os detalhes são retirados d’O Reinado ou de mapas oficiais do cenário. Ainda assim, há conflitos entre diferentes versões (como rios que aparecem no mapa de um reino, mas não no do reino vizinho). Tentei diferir o menos possível. E apesar de se basear em materiais já publicados esparsamente pelos autores, este é um trabalho não-oficial, amador, feito pra uma campanha e compartilhado no caso de uma possível utilidade a outros.

  • O pouco que alterei do oficial são a inclusão de algumas florestas em reinos que possuem uma vastidão de nada, e rios nas fronteiras de Namalkah, Yuden e Bielefeld, que não possuem qualquer divisão geográfica que delimite onde termina um reino e comece outro.

  • Desconsiderei a maioria das ruínas, incluindo apenas detalhes geográficos (florestas, montanhas, rios, etc.) e cidades.

  • Como peguei o mapa publicado no IdM como base, o tamanho é diminuto, o que dificultou a inclusão de alguns detalhes. Pensei em refazer com maior tamanho, mas como já estava adiantado no processo de edição, me dei ao luxo de ter preguiça e prosseguir assim...

  • Por fim, tomei a liberdade de criar estradas a partir do zero, considerando possíveis rotas comerciais que teriam como pontos de parada cidades importantes pro comércio (normalmente capitais). Para não criar muita coisa não-oficial nomeei apenas 2 das principais rotas e uma outra estrada secundária, considerando um pouco do histórico do cenário.

  • Não inclui Áreas de Tormenta, visto que são mais mutáveis.



Tamanho original:
http://www.4shared.com/photo/OFNUOFiK/Mapa_Reinado_Matheus_Jack.html




____________________________________________________________________________________________
Matheus Jack

Mestre de RPG, cosplayer, historiador, apaixonado por filmes.

Considera-se um quase-nerd, embora o citado, e mais o blog, deixe em dúvida o quão "quase" é.

7 comentários:

Aparenta estar muito bom!
Você não poderia disponibizar uma versão com maior resolução ou o arquivo fonte, pois na versão divulgada não dá para ler muitas das coisas e também é bem dificil prestar atenção na geografia.

Abraços, Tom.
http://amalgamasrpg.wordpress.com/

Inclui o link para visualização em tamanho maior no 4shared.

Meu cunhado Dan Ramos (diretor de Arte da RedBox) e um amigo que é geógrafo trabalharam em cima desse mapa e ajeitaram todas as regiões de acordo com a geografia (ou seja, colocando as regiões de características frias ao norte/sul, de características quentes ao centro e por aí vai). Se quiser, eu tenho o mapa.

Muito Obrigado!
Fuico Muito bom, Parabens!

Abraços, Tom.
http://amalgamasrpg.worpress.com/

Bia Lua, vi um mapa que o Dan Ramos fez de Arton certa vez de grande qualidade realmente, mas pelo que lembro tinha algumas variações da campanha dele, que diferiam do oficial, incluindo reinos.

Mas gostaria desse mapa que citou sim, ficaria grato.

Novo Comentário