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"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Sistemas: Savage Worlds

Parte 1 - Apresentação e Criação de Personagem

Savage Worlds é um sistema que abrange uma gama de possibilidades para os jogadores e o mestre pois o processo de geração de base de personagens é um sistema baseado nas competências e características de cada um, sem classe e progressões de níveis pré-determinadas. Nesse aspecto se assemelha a “Mutantes e Malfeitores” sistema de domínio d20. Só que claro, mais voltada para a parte de Super Heróis e comics. Mas esse é um dos únicos conceitos semelhantes, ao resto se difere. O melhor do sistema é que ele também é reproduzível em qualquer cenário e isso incluí medievais, renascentistas, modernos, futuristas e atuais.

Eu já estava enjoado do mesmo sistema para mestrar Reinos de Ferro pra galera então corri atrás de um conselho de um amigo, Savage Worlds foi a resposta pra minha insatisfação.

Há muito a percorrer ainda!
De longe Savage é um sistema perfeito sem nenhum furo, apresenta sim algumas regras que poderiam ser diferentes e um pouco melhor explicadas, mas o legal do sistema é que é muito fácil de acrescentar e tirar coisas para balancear algumas normas, é um sistema bem palpável. Com o objetivo de ser “ Rápido, Divertido e Furioso”  - e faz isso muito bem,  as rolagens em SW são bem dinâmicas e buscam se aproximar de uma realidade com regras simples de entender.

O sistema utiliza dados que vão de d4 a d12. Também utiliza um baralho de cartas para iniciativas, no ínicio pode ser muito diferente do que se conhece, mas tudo se encaixa dentro do jogo. Ele se apresenta na língua inglesa e sua última versão lançada o “Savage Worlds Deluxe” encontrado na store da www.peginc.com a um preço de $19,99 em versão PDF e $29,99 em versão impressa. Bem se você ainda ficou tentado a descobrir o sistema vamos lá então para a parte interessante.


Mecânica básica de Jogo
Consiste em rolar os dados respectivos de Trait e comparar com a dificuldade Target Number que para todos os tipos de teste é 4, com excessão de rolagens de ataque que variam conforma o defensor e o tipo de ataque bem como outras facilidades ou dificuldades que o mestre impõe dependendo de fatores externos. Caso tenha tirado um resultado máximo em um dado rola-se ele de novo e soma-se com o resultado anterior, isso pode ocorrer infinitamente, sempre se soma com o resultado do último dado. E a cada 4 números que o resultado passar o Target Number o jogador tem um Raise. Ele fará com que sua jogada seja melhor. Vamos ver isso melhor a seguir.


Criação de Personagem
  •  Escolha de uma raça
  •  Destribuição de  5 pontos em atributos;
  •  Destribuição de  15 pontos em perícias;
  •  Escolha de seus talentos e desvantagens;
  •  Compra de seu equipamento;
  •  Preenchimento de estatísticas resultantes.

► Traços  (Traços)

Atributos (Atributes)
Cada atributo começa em d4 e se tem 5 pontos para distribuir na criação inicial de personagem.
Cada ponto evoluí a grandeza do dado em 1. De d4 passa para d6 com um ponto atribuído. Chegando a um máximo de d12 após essa faixa apenas personagens de nível Lendários podem adquirir. E então a evolução passa a ser d12+1, d12+2... Atributos determinam a maioria das características do personagem e algumas têm uma função bem especifica nos parâmetros e rolagens.
  • Força           (strenght)
  • Agilidade    (agility)
  • Esperteza   (smarts)
  • Espirito      (spirit)
  • Vigor          (vigor)


Perícias (Skills)

As Skills de um personagem determinarão o quão bom ele será em determinado aspecto.
Cada Skill começa em d4-2 mostrando inaptidão naquela jogada. Cada um possuí 15 pontos na criação de personagem e cada ponto evoluirá a grandeza do dado da perícia em 1 como em atributos. São 23 Skills diferentes que são demarcadas por um Atributo onde o valor respectivo daquele atributo em voga será o máximo que o jogador poderá distribuir sem que custe 2pontos para cada evolução de dado.

Ex.
Strenght em d8 significa 2 pontos gastos, logo para colocar Fighting em d8 custará 3 pontos, para colocar em d10 custará 5 pontos, d12 custará 7 pontos, d12+1 custará 9 pontos... Não há limites, qualquer personagem pode despender qualquer quantia em uma Skill.
  • Boating  (Agility)        - Navegar
  • Climbing  (Strength)   - Escalar
  • Driving  (Agility)         - Dirigir
  • Fighting  (Agility)        - Corpo-a-Corpo
  • Gambling  (Smarts)     - Jogar
  • Healing  (Smarts)        - Curar
  • Intimidation  (Spirit)    - Intimidação
  • Investigation  (Smarts) - Investigação
  • Knowledge  (Smarts)   - Conhecimento
  • Lockpicking  (Agility)  - Abrir Trancas
  • Notice  (Smarts)           - Notar
  • Persuasion  (Spirit)      - Persuadir
  • Piloting  (Agility)          - Pilotar
  • Repair  ((Smarts)         - Reparar
  • Riding  (Agility)           - Cavalgar
  • Shooting  (Agility)        - Armas de Fogo
  • Stealth  (Agility)           - Furtividade
  • Streetwise  (Smarts)     - Conhecimento de rua, manha
  • Survival  (Smarts)        - Sobrevivência
  • Swimming  (Agility)      - Nadar
  • Taunt  (Smarts)            - Provocar, fintar
  • Throwing  (Agility)       - Arremessar
  • Tracking  (Smarts)       - Rastrear


Estatísticas Derivadas
  • Charisma (carisma , simpatia) - Determinará qual a impressão que causará aos outros ao lhe verem, aparência, todos começam em 0, zero, e há Edges, talentos, e Hindrances, defeitos, que modificarão essa habilidade. Carisma é somado em todos os testes de Persuasion e Streetwise.
  • Pace (deslocamento) - O quão rápido será seu personagem em um turno. O inicial é 6 para humanos e mais 1d6 se estiverem correndo. Seis de deslocamento é o equivalente a 2 jardas ou aprox. 1,8m. Ou seja, um pace de 6 é aprox. 11m.
  • Parry (defesa, TN corpo a corpo) -  Determina a defesa do personagem. É equivalente a 2 + meio dado de fighting arredondado para baixo + outros bônus derivados de escudo. Esse TN só é aplicado quando o ataque é corpo a corpo, para ataques com armas a distância o TN padrão é 4. 
  • Toughness (resistência ao dano) - Determina o limite de resistência de um personagem para danos. É equivalente a 2 + meio dado de vigor arredondado para baixo + outros bônus derivados de armaduras
 Ex.  
Alguém que tenha fighting em d10 terá um parry de 7 como base, d12 = 8, d12+1 = 8, d12+2 = 9...


► Talentos e Desvantagens  (Edges and Hindrances)

Talentos
Esses talentos, ou seja, qual for a melhor tradução que queria dar para eles vão ser o que vão caraterizar o seu personagem para uma "classe". Eles irão desde Arcanas Background - que consiste em lhe conceder Power Points(mana) e powers(magias) dependendo do tipo de Arcana que escolher -  até um McGyver por exemplo. Divide-se em edges de combate, magia, liderança, plano de fundo, profissionais, pessoais e lendários. E poderão ser comprados com pontos de experiência e pontos de desvantagens, normalmente todos começam com um edge pelo menos e podem ganhar mais algum dependendo da raça, os outros só como já ditos antes.

Desvantagens
Só podem ser comprados na criação de personagem ou adquiridos ao desenrolar do jogo concedido assim pelo GM. Eles dão pontos para a criação de personagem e são divididos em Minors Hindrances e Majors Hindrances (desvantagens menores e maiores).  Com uma desvantagem maior pode-se comprar um talento ou aumentar um ponto de atributo. Com um desvantagem menor pode-se aumentar um ponto de perícia ou aumentar 100% os fundos de dinheiro iniciais do personagem. Cada duas menores equivale a uma maior e vice-versa.


► Níveis  (Rank's)

O processo de evolução é dado diacordo com a quantidade de experiência do personagem. Para cada 20 pontos de XP o personagem evoluí um nível de wild card (personagem) e terá a disposição novos talentos, magias e limites. E para cada 5 pontos de experiência ganhados o personagem poderá adquirir:
  •  Um novo talento
  •  Aumentar uma perícia que seja igual ou maior que o atributo chave
  •  Aumentar duas perícia que sejam menores que o atributo chave respectivo
  •  Comprar uma nova perícia em d4
  •  Aumentar um atributo*
*Só poderá ser aumentado uma vez por rank  
Pontos de Experiência                   Rank
0-19_________________________Novice        (Noviço)
20-39________________________Seasoned    (Experiente)
40-59________________________Veteran       (Veterano)
60-79________________________Heroic        (Heroico)
80+__________________________Legendary (Lendário)


Bem isso é suficiente para uma boa criação de personagem, mas é claro que lhe faltam algumas coisas para sustentar o jogo como as regras do sistema e um bom grupo disposto a experimentar o sistema nem que fosse por uma sessão, mas isso já podem correr atrás agora. Se chegaram até aqui é por que no mínimo se interessaram pelo sistema. Além de tudo o sistema fornece um bom material para cenário. 
A Pinnacle criou muitas configurações para o Savage dentre elas o grande vencedor de prêmios Deadlands e suas expansões Hell on Earth, Lost Colony to Rippers, Necessary Evil e Weird Wars.  E também alguns mundos licensiados pela própria tais como Frank Chadwick’s Space 1889® e The Savage World of  Solomon Kane®. Em outro post verei algumas regras de combate e sistema de dano e ainda mais algumas coisas sobre os cenários que editora fornece.

Tenham um bom jogo, Abraço Luke!




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Gabriel Mueller - Joga RPG há 7 anos e é fã de Storyteller e cenários apocalípticos. Seu mundo gira em torno de Reinos de Ferro e Mundo das Trevas. Acha o RPG simplesmente fantástico! Estudante de Ciência da Computação na UFRGS e Técnico em Eletrônica. Faz teatro e escreve nas horas vagas. Noivo de Domenique Goulart

2 comentários:

Interessante! Gostei parece ser mais simples. Não sei se funcionaria pra aventuras mais longas, mas acredito que possa ser bom para situações rápidas se tornando mais divertido. Vou ver a respeito de jogar... vlw!

Funciona muito bem para canpanhas e one-shots. Eh um dos melhores sistemas da atualidade.

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