Procure no Escudo

Receba atualizações!

http://3.bp.blogspot.com/-Zz9JlQmWp3k/TjGQ-9ykVII/AAAAAAAAApc/1ApqLW-VlYs/s1600/PEROLA+DO+ESCUDO.png


"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Por trás do Escudo #1: Rasgando a ficha!

Jogadores azarados, rolagens desmotivantes, morte de personagens!! Bem rasgar a ficha e começar uma nova sempre é um desafio para quem joga. E ainda mais quando se trata da primeira morte de um jogador, é um deus nos acuda. Jogadores iniciantes costumam ficar realmente frustrados com a morte de um personagem e também às vezes não dão bola, pois estão apenas começando.

Eu nunca poderei me esquecer de um jogo em minha mesa em que um jogador estava com um vampiro todo metido a espertalhão! Foi buscar informações com uns punks que curtiam a noite bebendo em uma praça pela noite e estacionou sua moto freeway logo perto dali para ficar a vista e quando se deu por conta em quanto perguntava algo aos caras sua moto estava sendo roubada e então o personagem indignado por aquilo estar acontecendo começou a gritar com os punks, "Ah foram vocês né! Se aproveitam de mim só por que tenho classe, quem vocês acham que são, vou socar a cara de vocês até não aguentar mais!!" E nisso após muita discussão do nosso humilde vampiro um punk puxa um revólver e aponta para a cabeça do nosso vampiro... Então o protagonista desferiu suas palavras, "Atira então! Atira! Vocês não são de nada!" bem... não preciso dizer que essas foram suas últimas palavras não é ? E o mais impressionante era a primeira sessão daquele jogo e a primeira cena daquele nosso amigo.

Enfim! As vezes para evitar mortes desnecessárias em jogo é bom os mestres passarem um bom senso para seus jogadores. E aplica-lo em jogo de vez em quando. Por exemplo, quando um paladino começa a fugir da linha e toma atitudes um pouco desvalorozas com a conduta de seus códigos de honra cabe ao mestre às vezes alertar, ou até aos próprios companheiros de jogo, que não é bem por ai que um Paladino se portaria... Coisas singelas para acrescentar ao jogo tornando-o mais próximo da realidade, porém sem perder a naturalidade de interpretar. Mas não da pra se aproveitar dessa situação também, é bom deixa-los se enforcar sozinhos um pouco, pois se não agem como bem entender sem sofrer suas consequências.

Matando um personagem: Bem essa é uma tarefa árdua para qualquer mestre,  a menos que seja o sistema Paranóia,  com o tempo se aprimora, torna-a mais glorificante e as vezes até essencial para a continuidade do jogo, essa muitas vezes é uma morte ideal. Querendo ou não seja numa aventura medieval, atual ou futurísticas será difícil não ser um jogo em que a morte está a espreita podendo vir de monstros, bandidos, fantasmas, robôs, maquinas ou simplesmente um ataque cardíaco, mas o fato é que sempre há perigo de uma morte acontecer. Uma das melhores frases que já ouvi para esse contexto é - Alguns caçadores aceitaram a possibilidade de morrer - e não que seja pessimista, mas sim que conhecem a realidade talvez! Sabem o que tem a sua espreita e por saber disso lutam com mais vigor e afinco. É uma história que dá muito pano pra manga.

Tal perigo tem que ficar evidente para os jogadores seja pela narração, pelo contexto que os envolva, pelo critico bem dado nas fuças ou até por verem companheiros serem abatidos em uma caçada ou aventura. E acredito que envolver os jogadores nesse clima as vezes com uma narração mais pesada e carregada de detalhes pode propicia-los a terem essa visão de que suas fichas são meros papeis com números e que seus personagens podem sofrer escoriações sem voltas. Alguns ainda criam um apego com sua criação e acaba levando-a até para outros jogos criando personagens com o mesmo nome, trazendo para o cenário a figura emblemática daquele aventureiro que salvou uma cidade inteira com as suas próprias mãos! São maneiras de não deixar passar em branco personagem algum. Afinal alguma hora um grupo de aventureiros pode mudar o rumo do mundo não apenas libertando uma Deusa! Mas sim fazendo outras inúmeras coisas. O que impede que um PJ possa ter um fã clube?? Uma taverna com seu nome?? Uma guilda com seus pupilos?? Muito disso pode ser aproveitado e convertido para o jogo trazendo muita riqueza para a mesa.

Mais que um post comum, esse foi o nosso primeiro "POR TRÁS DO ESCUDO". Serão matérias que abordaram a relação Jogador + Mestre e as suas influência no jogo, no mundo e nos dados. Afinal qualquer um pode morrer com um critico? Pena que alguns morrem... Com um Erro Critico.

Um abração, Luke!




1 comentários:

novamente mais uma boa matéria do escudo do mestre parabens pelo blog torço por vocês!!

E gente passem lá no falando de rpg e não esqueçam de comentar!!

Novo Comentário