Procure no Escudo

Receba atualizações!

http://3.bp.blogspot.com/-Zz9JlQmWp3k/TjGQ-9ykVII/AAAAAAAAApc/1ApqLW-VlYs/s1600/PEROLA+DO+ESCUDO.png


"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

domingo, 17 de julho de 2011

O Mundo Zumbi no RPG – PARTE I


Olá a todos os leitores do Escudo do Mestre, meu nome é Fabiane, mais conhecida como Fanta e estou iniciando então meu primeiro post no blog, é um prazer estar aqui e espero que apreciem!! Para estrear, venho trazendo um dos meus temas preferidos: Zumbis!!!
Até algum tempo atrás, o tema zumbi dentro do RPG era pouco explorado. Atualmente o tema tem feito muito sucesso e arrecadado centenas de fãs pelo mundo. Resident Evil, Walking Dead, Zumbilândia e outras franquias estão aí para provar. Nada melhor do que aproveitar essa boa quantidade de informação, ambientes e possibilidades para criar uma história interessante e divertir (aterrorizar!) seus jogadores. Aí vão algumas dicas e idéias para um bom jogo zumbi:

Criando o cenário: Os Mortos, os Vivos
Há muitas opções para sua Campanha atingir o clima ideal que você busca. Seguem abaixo algumas delas para você criar seu cenário:

Os Mortos
Zumbi Clássico: Este é o tipo zumbi mais comum de se ver nas telas, jogos e HQ’s. Vistos inicialmente nas telonas pelos filmes do aclamado George A. Romero, estes são os zumbis ideais para uma história com muita tensão e terror. Suas principais características é o fato de serem lentos, geralmente muito burros, porém incansáveis e com uma fome insaciável. Eles sempre descobrem onde a carne fresca está se escondendo e dificilmente desistirão de pegar sua presa, a não ser que outra apareça. Mesmo em estado de decomposição, mesmo que lhe faltem pedaços, eles sempre irão lutar por um único objetivo: Comer você! Basta apenas uma mordida e em pouco tempo você se tornará um deles. Em casos mais desesperadores, um arranhão já é o suficiente. Não recomendo esta opção caso queira que a campanha dure mais que uma ou duas sessões, hehe.


Super-zumbi: Este é menos comum, mas não menos famoso. Zumbis super-fortes e rápidos e providos de algum raciocínio. Seus tamanhos e formas podem variar, alguns podem possuir garras, saltar grandes alturas, cuspir secreções nojentas e ácidas ou até mesmo (para o terror dos jogadores) usar armas brancas como cutelos e machados. Eles são vistos em vários games e perfeitos para jogos com mais ação e personagens que fogem do comum, geralmente bem equipados e habilidosos. Aqui, sua imaginação pode correr mais solta e a intenção é tornar cada vez mais difícil a vida dos jogadores.

Infectados/possuídos: Optei por esta nomenclatura, pois este é um tipo mais peculiar de zumbi. Ele é visto em filmes como Extermínio e REC, e também no game Resident Evil 4. Na verdade, ele não é um morto-vivo, e sim uma pessoa infectada por uma doença ou possuída por algo maligno que faz com que perca completamente o domínio sobre si e o transforma em um animal faminto. Eles conservam habilidades como correr e possuem a mesma força que antes de serem infectados/possuídos. Quanto sua inteligência e capacidade de raciocínio, vai da escolha do mestre. Porém, como eles não estão realmente mortos, sofrem algumas penalidades, como morrer de fome com o tempo, no caso de Extermínio. Neste filme em particular, eles também não podem sair a luz do dia, o que daria aos jogadores a possibilidade de procurar refúgio e mantimentos ao dia, e ficar muito bem escondidos a noite (é claro que o trabalho do mestre será fazer os problemas aparecem justo neste momento). Assista os filmes e curta os games e encontrará diversas características interessantes para diversificar sua história de terror!

O contágio
“No começo, era apenas um caso isolado, mas com o tempo eles se tornaram cada vez mais numerosos... Agora, há um mar deles lá fora.. E a dias não encontro um vivo sequer...”
Agora, você deve escolher como os zumbis se proliferam no seu cenário. A forma de contágio irá determinar também a dificuldade do jogo. O mais comum é o contágio através da mordida. Você pode deixar a situação mais complicada, adicionando outras formas. Contato com o sangue, ingerir secreções por acidente, um mero arranhão ou até mesmo causas desconhecidas. Caso utilize o zumbi clássico, uma coisa é certa: se a pessoa morrer, independente da causa da morte, ela com certeza se levantará de novo... Se estiver viva, a transformação pode levar até mesmo dias, dependendo de sua resistência. Quando é o caso dos zumbis infectados/possuídos, provavelmente a transformação será quase instantânea e não necessariamente o morto irá se levantar de novo.
Como o mundo está com o surgimento dos mortos? Pode ser apenas um caso isolado, em uma cidade que foi posta em quarentena ou pode ser um contágio desenfreado que tomou conta do mundo...

Os Vivos
“Em um mundo tomado pelos mortos, o que mais se deve temer são os próprios vivos...”
Aqui falaremos dos seus jogadores. Como mestre, você irá colocar os limites e orientar a criação dos personagens, ambientando os jogadores ao cenário e proposta. Do que sua história precisa? Você pode optar pelo clássico grupo de sobreviventes ou por uma equipe cuja tarefa é controlar a situação, seja exterminando a praga ou buscando o agente causador para trazer uma possível cura.
O grupo de sobreviventes caracteriza-se por pessoas que conseguiram fugir e se refugiar a tempo, geralmente pessoas comuns, que tinham família, um trabalho e uma vida. Provavelmente elas perderam tudo isso ou quase tudo e agora estão reunidas com o único objetivo de sobreviver. Não é necessário limitar tanto os jogadores aos construir suas fichas, pois se eles ainda estão vivos enquanto todos os outros morreram, deve haver um motivo. Policiais, médicos, esportistas, bons motoristas, sortudos bastardos... Estes são personagens comuns. Mas lembre-se de sempre acrescentar ao grupo NPC’s indefesos, como crianças, para dificultar as coisas.
Uma coisa muito comum neste tema onde a sobrevivência é o único objetivo, são os problemas de vivos entre vivos. Disputas entre grupos por territórios seguros, por comida, por armas ou pela liderança do próprio grupo são comuns e com o tempo se tornam um problema muito maior que os próprios zumbis. Vale lembrar que com tantas tragédias, perdas de pessoas queridas e afins, as pessoas vão perdendo a sanidade e fazendo coisas cada vez mais assustadoras. Aproveite este fato, dando ainda mais dor de cabeça para o grupo...

Se você quiser dar um ar ainda mais pesado ao jogo, nada melhor do que começar a campanha quando tudo ainda está normal. Um dia que parecia comum e então, tudo vira caos. O mais importante é pesquisar as referências, ter bastante conteúdo e informação para deixar o jogo sempre interessante.
Na próxima parte, vamos falar sobre equipamentos, refúgios e outras dicas! 

Abraços!!
Fabiane "Fanta"


Referências para inspirar o mestre:
HQ’s e livros:
Walking Dead, de Robert Kirkman
O Guia de Sobrevivência a Zumbis, de Max Brooks (recomendo!)
Raise de Dead, de Leah Moore e John Reppion
Vivendo com os Mortos, de Mike Richardson e Ben Stenbeck
Zombie, da Max Comics

Filmes:
Todos de George A. Romero que puder assistir (Madrugada dos Mortos, Terra dos Mortos, Dia dos Mortos, Diário dos Mortos, A Noite dos Mortos-vivos, etc...)
Zumbilândia
Extermínio 1 e 2
REC 1 e 2
Todo Mundo Quase Morto (comédia)
Eu Sou a Lenda
Legião do Mal
Resident Evil (os filmes e a animação Degeneration)


 

6 comentários:

Adorei o texto. Muito bom. Só achei um pouco curto.

Realmente, muito bom o texto, dá boas idéias, principalmente pra quem não tem muito conhecimento sobre o tema. Parabéns!

Valberto, ficou curto sim, a segunda parte já está no forno ;)
Valeu pessoal!

Bom post, parece um bom "guia" sobre essa temática...


O livro do Eu Sou a Lenda também é ótimo (aliás, na minha opinião bem melhor que o filme).

Adorei a matéria de vocês.
A um certo tempo tenho criado histórias desse tipo e essas idéias vão fazer ainda mais divertida as minhas campanhas

Olá, adorei a publicação e ja li a segunda achei muito da hora, meu grupo de jogadores sempre me pedem pra mestrar um APC Zumbi. Porem nunca tive la esse animo por ser fã da terra-media. Agora com essas ideias acredito ter um bom inicio, mas agora tenho um problema novamente... O "inicio", gostaria se possivel me dessem algumas sugestoes de como iniciar a campanha!
Grato... Enzor Caio. Caio-rl@hotmail.com :)

Novo Comentário