Procure no Escudo

Receba atualizações!

http://3.bp.blogspot.com/-Zz9JlQmWp3k/TjGQ-9ykVII/AAAAAAAAApc/1ApqLW-VlYs/s1600/PEROLA+DO+ESCUDO.png


"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Comemorações e datas festivas: Personagens embriagados e de férias

Chega final de ano e todo mundo começa a comemorar natal e ano novo e quanto aos PJ's ?? Eles merecem o mesmo! Comemorações de aniversários, datas festivas, férias, viradas de ano e até natal, se o cenário permitir é claro.


Enfim quando tratamos de férias e comemorações com os personagens podemos abrir um variado leque de coisas para serem exploradas como num mundo medieval, por exemplo...

Os PJ's estão sempre em constantes lutas, caçadas, tesouros entre outras coisas e sempre estão correndo perigo de vida e logo após uma aventura os PJ's sentam e descansam!? Que nada! Já estão loucos para sair reino a fora atrás de feras, bichos, aventuras e muitos tesouros e as vezes deixam de lado uma parte mais interpretativa de simplesmente comemorar seus aniversários e festejar com seus companheiros por terem conseguido matar o Beholder da noite passada.
"Tirar férias? O mundo corre perigo e não se pode tirar férias, tem que defender os mais fracos e há muitos lugares correndo perigo, além do mais eu tenho que ganhar experiência, conhecer novos monstros e conseguir muitos tesouros!!!"
E de fato o trabalho de PJ's muitas vezes se resume a derrotar monstros, salvar uma vila de ataques orc's, procurar pistas do desaparecimento de uma nobre, entre outros exemplos e não há nada de errado em querer se aventurar frequentemente por que há grupos que não gostam desses períodos de fora da aventura principal e não tem porque coloca-los então. Mas seria bom algumas vezes explorar momentos de lazer entre aventuras, pois boas cenas podem surgir logo como as férias de um grupo. Alguns podem até seguir rumos diferentes e visitar seus parentes que há muito tempo não se vêem, mas um grupo pode muito bem tirar férias junto! Como no mundo moderno tirar férias é sair da rotina e descansar, logo aqui não será muito diferente.


Tirar férias implica no descanso nos PJ's e nessas retiradas de combate e ação podem acontecer muitas side-quests, mini-aventuras, que podem exigir uma parte mais interpretativa e assim fazer com que o grupo fique mais preenchido e seja criado de personagens menos cinzas. Os PJ's podem ganhar traços que antes não puderam ser desenvolvidos em combate, um lado mais artístico de um guerreiro, um lado mais familiar da ladina ou ainda até um lado mais conjugal de um casal do grupo!

O mestre também pode criar datas festivas para o mundo, assim como temos o dia da independência para comemorar, criando assim o dia do patrono da cidade, aniversário do rei, casamento da princesa, festa das máscaras e coisas do gênero. Com isso ele trará mais riqueza para o cenário dele e também podendo propiciar side-quests, ou até mesmo torna-las como elemento chave para uma sequência de acontecimentos, para os personagens e causar mais interação com NPC's importantes e podendo fazer os PJ's conhecerem um pouco mais sobre a história do reino, cidade, feudo ou vilarejo local.
Bom com tudo isso espero propiciar algumas ideias para o pessoal lapidar um pouco a parte do personagem, refletir sobre sua trajetória, criar laços mais harmoniosos e trabalhar mais o cenário. Então nos vemos em outra hora onde postarei num post futuro algumas idéias de side-quests para grupos que queiram lidar com esse tipo de ocasião.
Um abraço, Gabriel 'Luke




_______________________________________________________________________________________________________________________
Gabriel Mueller - Joga RPG há 7 anos e é fã de Storyteller e cenários apocalípticos. Seu mundo gira em torno de Reinos de Ferro e Mundo das Trevas. Acha o RPG simplesmente fantástico! Estudante de Ciências da Computação na UFRGS e Técnico em Eletrônica. Faz teatro e escreve nas horas vagas.




1 comentários:

Legal também seria comemorar uma grande aventura.

Digamos que no dia 20 de agosto de cada ano, os PJs celebram a grande vitória sobre o exército maligno que quase dominou o reino. Ou ainda, ao invés de comemorarem, é o dia que visitam o túmulo dos parentes e amigos mortos na ocasião.

Novo Comentário