Voltando à ativa, e que os deuses do RPG tirem um crítico no ataque contra as criaturas inferiores do trabalho, estudo e rotina!
Se nenhum dos PJs tem habilidade
cartográficas, tudo bem fazer com que aquele que for melhor em um teste de
Sabedoria/Inteligência/Percepção leia melhor os mapas e se localize melhor. Mas
se um dos jogadores investiu em uma perícia ou habilidade de Cartografia, seria
injusto com ele se os demais (ainda que dependendo de bons resultados) fossem
capazes de ler mapas e se localizar tão bem quanto ele.
Inteligência do Personagem VS do Jogador
A discussão sobre diferenciação
da inteligência dos PJs e dos Jogadores que o controlam é antiga. Mas o que
venho a acrescentar aqui é o meio de ajudar a diferenciar PJs com inteligência
alta (ou que tenham habilidades específicas), mesmo que pertença a um jogador
que não tenha grandes ideias em jogo.
Digamos que um jogador esperto e
criativo possui um personagem combativo que se dedicou a vida para aprimorar as
artes de combate, inclusive aproveitando-se do seu porte físico, em detrimento
de seu raciocínio lento e previsível. Pouco valerá a ficha possuir valores
baixos pra atributos mentais, se o jogador é quem sempre tem as ideias do
grupo, bola planos e estratégias, e resolve enigmas. Porém se há outro
personagem construído para ser “o cérebro do grupo”, mesmo que controlado por
um jogador que careça de ideias, este pode ter ideias em on, mesmo que quem as
sugeriu em off tenha sido o jogador do guerreiro.
Em suma, a resposta do enigma foi
descoberta por João, que joga com o guerreiro de pensamento lerdo. Em off o
Mestre elogia João pela descoberta, mas sugere que quem descubra o enigma, em
on, seja o personagem sagaz e esperto do Pedro, que inclusive tem mais
atributos mentais e, veja só, até tinha colocado em seu background ser um ávido
apreciador de enigmas e charadas
Claro que este tipo de resolução
pode causar desagrado a jogadores que não gostem de que suas ideias sejam
creditadas a outros. Particularmente acho isso um pouco de egoísmo, mas o
melhor, como sempre, é conversar com o grupo. Já usei o método, sem prévio
aviso, em grupos, e todos concordaram, embora alguns jogadores que não cheguei
a usar, sei que não gostariam.
____________________________________________________________________________________________
Matheus Jack

Mestre de RPG, cosplayer, historiador, apaixonado por filmes.
Considera-se um quase-nerd, embora o citado, e mais o blog, deixe em dúvida o quão "quase" é.
Considera-se um quase-nerd, embora o citado, e mais o blog, deixe em dúvida o quão "quase" é.
0 comentários: