Procure no Escudo

Receba atualizações!

http://3.bp.blogspot.com/-Zz9JlQmWp3k/TjGQ-9ykVII/AAAAAAAAApc/1ApqLW-VlYs/s1600/PEROLA+DO+ESCUDO.png


"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

terça-feira, 26 de julho de 2011

Locais de Aventura: Ferro Velho

Pode não parecer, mas um ferro-velho é um excelente local para se rolar uma aventura.


Os carros velhos espalhados e empilhados pelo local servem não apenas para decorar e diferenciar o jogo (principalmente se a ambientação for suspense ou horror), mas também para dar aos jogadores (e inimigos) materiais para usarem em combate.



Labirinto

Primeiramente, um ferro-velho costuma ser um labirinto, cheio de entradas e passagens entre as pilhas de carros que formam paredões.

Imagine a dificuldade de perambular por esse local sem se perder, principalmente se o dono ou funcionários dali não o ajudarem (caso os PJs estejam invadindo, por exemplo). Agora acrescente dificuldades para este trajeto confuso, como cães de guarda perseguindo os intrusos, ou a pressa de sair devido a um companheiro ferido!


Combates

Primeiramente, um ferro velho pode servir como ótima ferramenta narrativa para o Mestre deixar combates mais brutais e intensos.

Ao invés de um inimigo apenas atingir o Personagem de um Jogador com um pontapé, que tal se arremessá-lo contra um carro enferrujando, fazendo-o ficar amassado com o corpo jogado, e emitindo um estrondo forte? E se uma luta com seqüencias de golpe prosseguisse enquanto os envolvidos subissem em um ou mais carros? Quem sabe além de estarem em cima, os carros ainda balançassem perigosamente...


Em segundo lugar, partes dos carros podem ser usadas para atingir os inimigos.

Nada mais roots que o dono do ferro velho pegando um cano de escapamento de um cadillac pra atingir o valentão do grupo. Ou um dos PJs finalizando a surra que deu em alguém destruindo o vidro de um carro com a cabeça do inimigo (de preferência fazendo um estrondo imenso – o trunfo do personagem).

Imagine pneus sendo arremessados, bancos sendo usados para bloquear golpes, ou os carros usados como cobertura durante tiroteios!

Aquelas máquinas pesadas, como tratores ou prensas que servem para amassar os carros, podem ser muito maldosamente utilizadas contra os PJs. Além disso, inimigos cientes da vinda deles, poderem ficar de tocaia no interior de diversos veículos velhos pelo local, e atirarem contra os PCs em desvantagem (posição mais baixa, no meio de fogo cruzado, inimigos com cobertura).


Outras idéias

Pensando menos grandiosamente, e que tal se um desafio dos PJs fossem consertar o carro deles, que exige peças raras (sempre tem aquele jogador que tem um personagem mais “tradicionalista”, apreciador de carros antigos (eu mesmo, por exemplo)). Procurar peças em um ferro velho seria interessante.

Além de tudo o que já foi citado, podemos pensar que um ferro velho é um ótimo local para esconder corpos, afinal basta colocar uma pilha de sucatas em cima de um túmulo e pronto, dificilmente se chegaria à verdade (ou ao corpo).

O ferro-velho do Bob Singer do Supernatural já fez disso!


E que tal se um inimigo dos PJs for dono de um ferro-velho, e desafie um deles para resolver as desavenças, em um duelo de carros?! Imagina uma passagem ampla no meio do ferro-velho, rodeada de sucatas, e cada carro de um lado, devendo acelerar um contra o outro, e o primeiro que desviar perde (além de provavelmente ir parar no meio de uma pilha de sucata)!


O livro Lugares Misteriosos pra WOD tem ferro-velho como um dos mini-cenários. Vale a pena a leitura!




2 comentários:

Uma cena legal de ferro velho é a primeira cena do filme os 13 fantasmas, que eles tentam capturar um fantasma preso num ferro-velho.

Inclusive esse filme inteiro gera ótimas ideias pra RPG

Não lembro do filme, mas a cena parece interessante, grande dica.


E usando o sobrenatural de forma mais direta, me lembrei também do Chrtistine, o Carro Assassino, baseado no Stephen King.

Novo Comentário