Procure no Escudo

Receba atualizações!

http://3.bp.blogspot.com/-Zz9JlQmWp3k/TjGQ-9ykVII/AAAAAAAAApc/1ApqLW-VlYs/s1600/PEROLA+DO+ESCUDO.png


"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Usando elementos externos para incrementar o jogo

Somos intrigados e instigados pelas artes místicas. Somos atrelados a um mundo repleto de lendas, histórias e conspirações. Religiões e dogmas é o que não faltam a nossa volta. Mas as vezes simplesmente maltratam cultos e cismas que estão há muito antes de muita coisa existir.

Bem com tudo isso o intuito é mesmo acrescentar ao nosso jogo. Se às vezes puxarmos coisas históricas, algo que todo mundo conhece ou ao menos já ouviu falar e utilizar isso dentro do RPG, aprofundamos o assunto e instigando os jogadores a querer descobrir mais. Nossa! Pode ser usado elementos externos, fatos históricos ou até noticiários da TV para inteirar o jogo e deixá-lo com um aspecto mais real! Já que a busca da verossimilhança é tão incessante, elementos como esses podem deixar o jogo ainda mais interessante e divertido.

Às vezes quando lemos uma notícia num jornal ou quando vemos um noticiário na TV ou mesmo quando comparamos um fato que ocorreu dentro do jogo com alguma coisa do mundo real nos traz uma sensação de que as coisas fazem mais sentido. O que eu quero dizer é que ler um folhetim de jornal todo envelhecido com borra de café simulando um pergaminho pode trazer para mesa um entusiasmo muito maior do que apenas dizer que o personagem encontrou um papiro enrolado dentro de um porta-mapas. Naquele mesmo papel com borra podem ter letras desenhadas num formato mais rabiscado numa língua que não a portuguesa. Quiçá um latim para talvez simular um idioma magocrata ? Tudo isso somente para exemplificar que às vezes trazer coisas para mesa além da ficha, dos dados e da voz do narrador pode ser bem divertido quando bem explorado.

Outro elemento muito instigador é trazer para mesa um enigma ou um mistério tipo aqueles de quem matou a Condessa de Baltazar. Ou mesmo um enigma que pode ser dado ao final de uma sessão para deixar os jogadores ficarem martelando aquilo pela semana toda até uma próxima sessão. Ah sim eles irão pensar nem que seja por uma vez, mas será suficiente para traze-los ainda mais para dentro de seu jogo.

Criar um relato de campanha também é um ótimo jeito para deixar o jogo registrado e mostrar cada vez mais como os personagens estão evoluindo e deixando com um aspecto como o de uma história de bardo. Contando feitos e batalhas dos aventureiros e por tudo que já passaram. Beneficiar e incentivar essa prática dentro do grupo é sempre boa também para inteirá-los ao máximo do jogo. Por fim, quando mais imagens você fornecer aos jogadores mais ambientados eles poderão estar e assim trazer uma narrativa mais contínua sem ter que perguntar por diversas vezes "Bem vocês entenderam o que realmente está acontecendo e onde vocês estão ?"


Bem era isso ai galera, gostaria saber de vocês o que usam para prender a atenção de seus jogadores ao jogo. E dos jogadores no que eles facilitam e trazem para incrementar seus personagens numa campanha.




Um baita abraço, Luke.


_______________________________________________________________________________________________________________________
Gabriel Mueller - Joga RPG há 7 anos e é fã de Storyteller e cenários apocalipticos. Seu mundo gira em torno de Reinos de Ferro e Mundo das Trevas. Acha o RPG simplesmente fantástico! Estudante de Ciências da Computação na UFRGS e Técnico em Eletrônica. Faz teatro e escreve nas horas vagas.


0 comentários:

Novo Comentário