Procure no Escudo

Receba atualizações!

http://3.bp.blogspot.com/-Zz9JlQmWp3k/TjGQ-9ykVII/AAAAAAAAApc/1ApqLW-VlYs/s1600/PEROLA+DO+ESCUDO.png


"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

quarta-feira, 23 de março de 2011

Descrevendo detalhes para criar ambientação

Quem joga RPG há bastante tempo sabe como a ambientação exemplificada em descrições é uma maneira muito eficiente de se entrar no “clima do jogo”. Porém, descrever detalhes e cenários que enfatizem uma idéia a se passar ou o tema subjetivo do jogo não é uma tarefa fácil, e aqui abordarei algumas dicas. Use o cenário




Parece óbvio, mas muitas vezes passa batido o quanto o cenário objetivo e direto pode influenciar uma ambientação.

Quando falo em objetivo e prático, não falo de Forgotten Realms ou do Mundo das Trevas, mas me refiro aos locais que os PJs visitaram costumeiramente, que passaram o dia-a-dia, seja aventurando-se, preparando para a aventura, ou descansando após esta.

Se você quer um jogo com enfoque da brutalidade da guerra, narre como as casas das cidades por onde os PJs passam estão destruídas pelos golpes de conliftos passados (seja de espadas, tiros, incêndios, etc.). Mais que ver a guerra como algo cruel e desumano com descrições que falam vagamente disso, mostre no dia-a-dia tal fato.

A cidade em que os PJs param para se reabastecer está reconstruindo a muralha destruída em uma recente batalha, e o poço local foi incendiado e não fornece mais água. As ruas estão esburacadas pelas passagens constantes de tropas de cavaleiros. Já em um cenário atual cujo tema é a violência, poderia conter muros pixados por gangues, desenhos do adesivo branco do contorno de corpos feitos pela perícia de um assassinato, e carros abandonados e incendiados por todo o lado.

O antigo Vampiro: A Máscara (3ª edição) tinha um ótimo capítulo sobre o tema, e destaco um exemplo: “O teatro já viveu dias de glória; agora sua formidável marquise é sombria e as janelas dos quiosques de venda de bilihetes há muito estão quebradas. Ao longo da parede, cartazes amarelados permanecem sob as reluzentes vidraças, celebrando estréias bombásticas e atrizes arrasadoras, agora perdidas no tempo”.

Veja como mais que dizer que é um teatro abandonado, ou citar como possuidor de glória já perdida, mostra-se detalhes que seriam vísiveis a quem passasse por ali, e que enfatizam melhor a idéia de solidão. Citar os cartazes amarelados, contrapondo a glória do passado dos artistas com seu esquecimento, bem como janelas quebradas, torna mais evidente e perceptível ao jogador.

Se a cada passo que os PJs derem houver um elemento de cenário demonstrando a ambientação que o Mestre deseja, não é preciso nem dizer que o mundo é assim ou assado, “um local violento onde o perigo ronda em cada esquina” ou que o seja. Os próprios jogadores (e respectivos personagens) perceberão.

Use os NPCs

Da mesma forma que um cenário cujo tema é a violência pode ser enfatizado em uma cidade com estruturas destruídas, pixadas e marcas de crimes anteriores, o mesmo pode ser feito através das pessoas que habitam esses locais.

Novamente, não descreva vagamente, mas use os detalhes para enfatizar a ambientação que deseja, como gestos (se o tema é paranóia, indivíduos com tiques nervosos ou que olham com frequencia para os lado), veste (a citada crueza da guerra evidencia-se bem com indivíduos esfarrapados e sujos), e mesmo atitudes (inquietação, evadir-se parecendo ter medo).


No mesmo capítulo do Vampiro: A Máscara, outra passagem exemplifica:


“para evocar uma atmosfera de medo, enfatize imagens de impotência, vulnerabilidade e terror. As crianças olham para você com olhos vidrados e cheios de choque. Eles correm para longe conforme você se aproxima, choramingando à medida em que se retiram para as sombras [...]”

Veja como o medo é mostrado tanto através do olhar, quanto dos gestos, fugindo conforme o persoangem se aproxima, e choramingando.

Resumo

Os dois exemplos acimam resumem em dois grupos de abordagens que o Mestre pode fazer, mas não limite-se a elas.

Os cenários poderiam ir de construções (como muros e casas citados) a objetos (como as vestes também mencionadas), além de outras coisas, como filmes, ou música.

Da mesma forma, se tratando dos Personagems do Mestre (NPCs), pode incluir elementos do Mestre em geral, como animais (a maneira como a solidão é abordada no livro Eu Sou a Lenda através do cachorro é excelente), ou lembranças (traumas de guerra são um exemplo de como aprofundar um enfoque de violência).

Em suma, muitas são as possibilidades, basta o mestre lembrar de detalhar o enfoque e tema com exemplos e descrições práticas.


E se tratando de tema para campanha, não perca o próximo post!




2 comentários:

exelente post! valeu pela dica de messionar filmes é realmente uma ideia muito boa.

Sim ,com filmes conseguimos exemplificar melhor a idéia, já que muitos conhecem!

Obrigado.

Novo Comentário