Procure no Escudo

Receba atualizações!

http://3.bp.blogspot.com/-Zz9JlQmWp3k/TjGQ-9ykVII/AAAAAAAAApc/1ApqLW-VlYs/s1600/PEROLA+DO+ESCUDO.png


"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Utilizando prévias de habilidades ou poderes

O druida do grupo consegue tranformar-se em alguns animais, mas aguarda o momento em que seu treinamento o tornará capaz de metamorfosear-se em um grande leão atroz (quando tiver juntando xp o bastante, atingido o nivel necessário, adquirido a qualidade, etc.).

Vendo que em um momento de dificuldade no confronto com alguns monstros, já que o azar persegue as rolagens de dados do grupo, o Mestre aproveita que o druida decidiu realizar um ataque em carga contra um inimigo, e descreve como a cada passo o corpo do personagem vai enrijecendo-se, ganhando tamanho e força, até que um salto a poucos metros do inimigo transforma o druida no leão pretendido. O novo poder garante a vitória do grupo.

O jogador do druida sabe que seu personagem ainda não adquiriu a capacidade desejada, mas a transformação momentânea, necessária e dramática deixa seus poderes mais verossímeis. Afinal, parece que o druida foi transformando-se algumas vezes, em momentos de tensão, até controlar essa capacidade por completo, ao invés de uma hora para outra ter tal capacidade.


Use em momentos de emoção

Pelo que podem perceber, a proposta desse post é incentivar os Mestres a utilizar prévias das habilidades ou poderes dos Personagens dos Jogadores, fazendo parecer que eles foram cada vez controlando mais seus dons.

Pergunte aos jogadores do seu grupo que poderes eles pretendem adquirir mais à frente, e algumas vezes faça eles terem as vantagens desses poderes em jogo, mesmo que ainda não os tenham. Com isso a idéia de crescimento de poder é criada, e o “efeito pokémon” de receber capacidades e poderes de uma hora para outra se dissipa.

Porém, deve-se ter cuidado de utilizar essas prévias somente em momentos emocionantes, como se a adrenalina e tensão fizesse os poderes tornarem-se latentes, ficarem a flor-da-pele. Nada de em um simples combates contra assaltantes de estrada os jogadores despertarem hailidades, mas sim combatendo o inimigo do grupo, lutando contra um monstro bastante poderoso, ou ainda naquele corre-corre para chegar em algum lugar (cidade, reino, ou aposento distante de uma construção) em um tempo que corre desenfreadamente.

Como exemplo de prévias de poderes em momentos emocionantes, pense em como os cavaleiros de bronze de Cavaleiros do Zodíaco conseguem lampejos da velocidade da luz enquanto confrontam os cavaleiros de ouro. Após ser ferido por vários ataque de Aldebaran de Touro, Seiya conseguem enxergar na velocidade da luz, apenas por algum tempo, capacidade que posteriormente dominará por completo ao atingir o sétimo sentido. O mesmo vale para o confronto de Shiryu com Shura de Capricórnio, Shun com Afrodite e com os demais cavaleiros de bronze.

Não há prévias sem uma grande emoção e dificuldade envolvida, e o embate entre Hyoga e Kamus (o mais emocionante desse anime clássico, na minha opinião), consegue levar o conceito de prévias de habilidades e poderes, que abordo nesse post, a um nível exemplar.

Outras situações na mídia são quando Harry Potter utiliza o feitiço Patronum, muito além de sua capacidade, em um momento de grande emoção, ou quando Luke Skywalker utiliza telecinese para salvar-se do monstro do gelo que o capturou.

Considere as regras e utilize com moderação

Mesmo que a idéia aqui apresentada vise criar mais emoção no jogo e minimizar os efeitos não muito realistas de se adquirir habilidades e poderes repentinamente, deve-se ter cuidado com o conjunto de regras de seu sistema.

A idéia de limitar o uso de prévias apenas a situações emocionantes e dramáticas é tanto para não banalizar a abordagem, quanto para não causar desequilíbrio em jogo. Se os jogadores contam com poderes que ainda não adquiriram realmente, possuem uma capacidade combativa e de enfrentamento de perigos muito maior do que deveriam, o que é um equivoco.

Além disso, e bem provável que os jogadores comecem a induzir o Mestre a beneficiá-los com pequenas prévias (ou pedir descaradamente mesmo), mas este deve utilizá-las somente quando achar necessário, para fim de dramaticidade e, quem sabe, como exemplo do início do post, ajudar o grupo em momentos de dificuldade. Como muitas abordagens, o excesso banaliza e estraga, então faça das prévias uma exceção, e não a regra.


Espero que consigam utilizar as prévias de habilidades ou poderes, e que ajude a melhorar as sessões com seu grupo!



0 comentários:

Novo Comentário