Procure no Escudo

Receba atualizações!

http://3.bp.blogspot.com/-Zz9JlQmWp3k/TjGQ-9ykVII/AAAAAAAAApc/1ApqLW-VlYs/s1600/PEROLA+DO+ESCUDO.png


"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

domingo, 29 de janeiro de 2012

Sábio

Visto como um indivíduo isolado, um eremita a ser procurado em um local longínquo, onde fornecerá respostas questionamentos variados, o sábio pode ser um elemento mais presente em um grupo de PJs.

Quando falo em Sábio, imagino alguém que consegue fazer de sua sabedoria seu ponto forte, o elemento pelo qual consegue destacar-se e mostrar-se útil aos companheiros. Diferentemente de alguém inteligente, astuto (como um ladino sagaz, um estrategista), um sábio possui principalmente experiência de vida, paciência e capacidade de dialogar.



O elemento de união de um grupo

Quando se pensa no grupo de PJs pensamos em indivíduos unidos de forma a juntar suas especialidades e compensar os pontos fracos individuais. Assim, um grupo de aventureiros de fantasia medieval terá um guerreiro, um clérigo, mago, arqueiro, um ladino, e quem sabe um batedor, emboscador, etc. Um grupo de caçadores de vampiros e criaturas do sobrenatural teria um especialista em pesquisa literária sobre o tema (como Bob de Supernatural), um indivíduo bom em combater essas criaturas, etc. Ou, em um jogo sci-fi, um piloto de naves, um lutador de pistolar laser (ou sabres de luz), e um especialista em mecanismos e robôs.

Assim, alguém que não tenha nenhuma qualidade evidente, não seria um elemento indispensável ao grupo, e assim pode ser o sábio, já que sua maiores características (experiência, paciência e diálogo) não são exatamente armas contra inimigos, sejam monstros, organizações, ou o que for.

Porém, grupos compostos de personagens bem desenvolvidos terão conflitos internos muitas vezes, principalmente em campanhas onde a sobrevivência é mais difícil. É aí que o sábio se torna um elemento por demais importante, pois ele é que unirá o grupo, ou, de modo prático, que manterá os indivíduos com habilidades individuais úteis ao grupo, unidos.


Secundário, mas necessário

O já citado Bob Singer de Supernatural é um ótimo sábio: quando Sam e Dean brigam por inúmeros motivos, ele sempre dá-lhes uma bronca, conselho, ou simplesmente manda-os pararem de criar mais problemas pois são irmãos e devem atuar juntos.

Ainda que Bob seja um contato muito útil à dupla protagonista, e um excelente caçador, também ganha destaque sua atuação como porto seguro quando os irmãos arriscam sua própria sobrevivência por brigarem pela atitudes de Sam, pelo papel paterno de John.

Indo além, outro ótimo exemplo de sábio vem do seriado Walking Dead (devem ter notado que tenha usado a série como exemplo nos últimos post, mas a cada episódio que via pensava em como algo poderia ser aplicado nos jogos).

Um indivíduo que se encaixa perfeitamente na função é Dale. Ele não é um líder nato, como Rick, não é um exímio combatente como Shane, eficiente caçador e rastreado como Daryl, e bem, se ninguém mais possui a capacidade de sobrevivência de Glenn, Dale com certeza também não.

Agora pense em como os diversos conflitos entre personagens criam instabilidade no grupo. Shane e Rick, Andrea e o próprio Dale, Lori e Carol, Daryl e o ocorrido do grupo contra seu irmão. Isso tudo faz com que um grupo numeroso, com especialistas em muitas coisas, não tenha união o bastante para enfrentar os inúmeros perigos do mundo onde vivem, e essa instabilidade pode custar a vida de alguns ou todos.

E é justamente aí que Dale entra: aconselha Glenn a ter cuidado com seu envolvimento com certa garota, aborda com sutileza Andrea quando ela está em estado de choque devido à morte de alguém próximo, e, atitude perfeita de um sábio em uma situação de necessidade: dá tarefas a cada um envolvendo concertar o trailer de transporte para que se mantenham ocupados e não pensem em ir embora sem resgatar Sophia, mesmo que de fato as tarefas não sejam nada necessárias!

Em suma, a maior qualidade de Dale não é evidente, mas se não fosse por sua atuação, não somente zumbis, a falta de alimentos ou abrigo seriam inimigos mortais do grupo, mas a desunião que os tornaria alvos fáceis. É sua atuação como sábio que torna indivíduos bons em diversas tarefas um grupo coeso (meu fascínio pelo seriado se deve também a isso, pois no HQ Dale não é tão presente).


Esqueça o Mestre dos Magos e seus conselhos enigmáticos, e pense em incluir um sábio mais atuante em seu grupo!


_____________________________________________________________________________________________
Matheus Jack

Mestre de RPG, cosplayer, historiador, apaixonado por filmes.

Considera-se um quase-nerd, embora o citado, e mais o blog, deixe em dúvida o quão "quase" é.


0 comentários:

Novo Comentário