Procure no Escudo

Receba atualizações!

http://3.bp.blogspot.com/-Zz9JlQmWp3k/TjGQ-9ykVII/AAAAAAAAApc/1ApqLW-VlYs/s1600/PEROLA+DO+ESCUDO.png


"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Voodoo é pra jacu: Mundos sem magia

De Merlin a Dumbledore. Dos mistérios mais pagãos aos rituais mais banais. Seja a época que for, seja a teoria de conspiração que for... A magia sempre planou sobre o véu daqueles que não acreditaram. Queimar numa fogueira, Bruxa! Mas e agora ? Se tirássemos aquelas bolas de fogo do nosso precioso jogo de rpg, aquelas armas mágicas Mais Tudo da Destruição e fizéssemos os jogadores terem que galgar exércitos para ter acesso a um simples pergaminho de levitação ? Bem deixado os extremos de lado, podemos sim lidar com um mundo sem Mana, ou pelo menos com muito pouca dela. Mas o mais essencial é termos uma explicação coesa para tudo. Não ter magia por que simplesmente não tem é trivial demais, então vamos trabalhar isso primeiro.

A magia em seu contexto
A primeira opção para contextualizar a raridade da magia é relacionarmos o presente do cenário de jogo com o passado. Uma ideia de ter a magia em extinção é o fato de ter acontecido algum embate de forças muito poderosas que usurparam tanto do ambiente no qual lhes rodeavam que a magia simplesmente não acontecia mais como antes, ela perdeu toda sua força e foi presa, extinta ou enfraquecida com tanto desgaste de espírito. Isso pode ser tanto como meio de deixar a existência de magia relegada ao passado, quanto para fazer com que houve um período no mundo de jogo de "alta magia", onde esta é utilizada como ferramenta cotidiana. Cormanthor do cenário Forgotten Realms funciona assim, embora no cenário não se tenha chegado ao ponto de raridade ou inexistência de magia. Em nossa campanha houve uma época de ampla utilização de magia por governantes que detinham poder e conhecimento arcano, o chamado período magocrático.  

"O nosso passado reflete esse nosso presente, hoje aquelas balburdias praticadas por aqueles magocratas não estão mais entre nós! Eles governaram tudo! Fizeram de sua ganância por mais poder a sua queda.
A magia e o poder que detinham foram enterrados com eles mesmos. E hoje desfrutamos da vida com apreço ao que temos, a magia se estinguiu com eles, pelo menos é o que se ouve falar." 


Pode-se ainda lembrar do caso do excelente cenário Dark Sun, onde o meio de utilizar a magia é sugar energia vital do ambiente, o que levou arquimagos do passado a corromper terrenos inteiros e mergulhar o mundo todo em um deserto! Isso torna interessante para explicar o cenário e, caso a magia fosse rara, o motivo disso. 

Inexistência completa 
Pode-se pensar que a magia simplesmente não fluiu nesse mundo. O espírito das pessoas que ali vivem não são puros, não são dignos da bênção de uma divindade ou simplesmente eles deixarão de existir a muito tempo, a magia é trancada e é selada. Ninguém é capaz de mostrar a sua face e se bem que isso também é uma bela ideia para instigar os aventureiros na busca de respostas. A história que está escrita nos livros mais antigos relata a existência dela, porém hoje não está mais presente.  
"Almas saudáveis e espíritos saudáveis alojam-se em corpos saudáveis"  


O que persiste ? No próximo Post abordaremos as vantagens para uma campanha onde a magia é rara ou inexistente, e como sua raridade pode inclusive destacá-la ainda mais! 



_______________________________________________________________________________________________________________________
Gabriel Mueller - Joga RPG há 7 anos e é fã de Storyteller e cenários apocalipticos. Seu mundo gira em torno de Reinos de Ferro e Mundo das Trevas. Acha o RPG simplesmente fantástico! Estudante de Ciências da Computação na UFRGS e Técnico em Eletrônica. Faz teatro e escreve nas horas vagas.

0 comentários:

Novo Comentário