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"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

sábado, 7 de maio de 2011

Truques de Mestre: Registro de Campanha

Quem já mestrou uma campanha sabe da importância de ter um registro das informações das aventuras, nomes dos NPCs, desfechos das histórias e desafios enfrentados pelos Personagens dos Jogadores.

Quanto mais longa for a campanha, maior será a quantidade de informação adquirida, e organizar bem essa informações também é um truque muito útil (mas trabalhoso) para Mestres.


Divida em tópicos

Todas as informações da campanha terão que ser separadas e arquivadas em tópicos, para facilitar a consulta futura. Esta consulta pode ser tanto atrás de informações necessárias a uma próxima aventura ou para sanar uma dúvida sobre um acont
ecimento passado, ou para a consulta de entretenimento (afinal é legal ficar lendo sobre histórias de antigas sessões).

Entre as diversas divisões possíveis, sugiro aquele que acabei estipulando após alguns anos como Mestre (e centenas de páginas impressas, ou arquivos e pastas no computador). Abaixo segue a divisão sugerida, o resumo de cada tópico, e motivo de sua existência.

Personagens: aqui são listados todos os personagens da campanha que tiveram alguma relevância no jogo.

O Mestre pode descrever em uma linha breve cada pe
rsonagem (Natan: ladino de Vercin, contato pessoal de Soren, destacou-se nas aventuras X e Y), ou criar longas descrições, contendo sua história, personalidade, visão religiosa etc.

Particularmente sugiro uma descrição extensa para os PCs (personagens dos jogadores) e NPCs de maior relevância (aqueles que tem impacto no mundo, ou que participam tanto do jogo que são quase PCs), e um esboço para os demais, afim de facilitar o trabalho.

Uma divisão em subtópicos também facilita quando a lista de PCs se torna muito extensa, como “PCs, Antigos membros do grupo; Mestres e patronos, Inimigos, Familiares, Habitantes, da Cidade X”, etc.

Objetos: aqui são listados quaisquer objetos encontrados pelos Personagens dos Jogadores ou cujo poder, fama ou influência são relevantes para o mundo de jogo.

Não precisam constar somente itens mágicos, mas também itens pessoais e importantes para um personagem (como aquela espada que o guerreiro recebeu de seu pai, que pertenceu a seu avô, que era do pai deste...), e mesmo aqueles que foram relevantes em um acontecimento (como o punhal que assassinou o nobre e serviu de prova para a condenação do inimigo).

Subtópicos incluiriam “objetos dos PCs, Armas dos PCs, Itens Familiares” etc.

Animais: aqui seriam incluídos montarias e mascotes (como o Sleipnir de Odin, sua montaria, ou seus corvos, que seriam mascotes), ou algum animal que tenha também relevância no mundo, como a montaria de um rei que é citada em canções de taverna.

Subtópicos dividindo em Montarias e Mascotes, ou os possuídos pelos PCs ou NPCs já seriam suficiente.

Localidades: neste tópico iriam qualquer lugar visitado pelo grupo de aventureiros ou que tenha relevância na campanha.

Seriam incluídos tanto masmorras e ruínas onde foram sediadas aventuras, como a Torre do Mago Kelendar ou o Templo Abandonado de Greik, quanto cidades por onde os PCs atuaram, e reinos importantes do mundo.

Subtópicos eu colocaria Construções, (castelos, templos, sedes, torres, etc.); Cidades; e Reinos.

Crônicas: este tópico pode ser desnecessário para alguns grupos, mas é interessante caso o Mestre ou algum jogador costume escrever contos, crônicas ou romances.
Se os resumos de sessão são feitos em primeira pessoa, como um diário de um dos personagens, deixe-o aqui (com o tópico Diário de Rayan Korvis, por exemplo), do contrário no tópico Resumos de Sessão, abaixo.

Divisões seriam com Contos; Romances (caso o grupo ouse registras suas aventuras nesta forma); e Outros (como uma carta-testamento recebida por um dos personagens, ou o discurso de posse do clérigo do grupo ao assumir um cargo eclesiástico, ou o protesto publicado contra um rival do grupo).

Aventuras: aqui são listadas as aventuras feitas pelo grupo, contendo um esboço rápido (como somente o nome da aventura), ou uma série de detalhamentos (como data no calendário de jogo, data do calendário real que a sessão se realizou, desafios enfrentados, aliados e inimigos que foram relevantes, objetivos ,etc.)

Subtópicos podem incluir agrupamentos, como em Sagas ou Temporadas; Aventuras solo de cada personagem, ou por Regiões. Também pode ser constado um resumo da aventura, caso o grupo prefira resumir as aventuras e desafios e não todos os acontecimento de uma sessão.

Resumos de Sessão: este tópico consta os resumos de sessão, se não forem feitos como visão pessoal de um personagem (diário), e compilarem informações que vão além somente das aventuras e missões do grupo, mas incluam acontecimentos roteiros, envolvimento com NPCs, atividades pessoais dos Personagens Jogadores, etc.

Para grupos que não mantém um registro, este tópico não precisa existir. Porém aconselho sua existência pelos motivos já citados, e em verdade digo que mesmo que existam resumos pessoais de um personagem, o bom seria algo mais objetivo e imparcial (que não tenha a opinião de um personagem sobre um acontecimento, ou que relate acontecimentos que um ou outro não presenciou por não estar na cena).

XP: este tópico pode ser um simples registro da quantidade de XP fornecida, ou até explicações do Mestre dos pontos que avaliou, os motivos de este ou aquele personagem receberem mais ou menos Experiência, aspectos importantes da personalidade, de se interpretar, etc.
Fonte de Consulta para os Jogadores

Como já citado, o registro de campanha serve não somente para consultas afim de buscar uma informação necessária, mas também como leitura de lazer, digamos.

O Mestre pode utilizar o registro como meio de ir apresentando o mundo de jogo aos jogadores, mandando-os por email novos contos ou descrições criadas, ou levando impresso a cada sessão, e principalmente caso seu registro se faça por uma mídia da internet, por exemplo (veja mais adiante).

Assim, se os PJs chegam até uma cidade em uma sessão, e passarão algum tempo lá, o Mestre pode dispensar a tarefa de informar aos jogadores sobre pontos importantes do local (como quem é o governante ou a religião oficial), dizendo para que dêem uma lida na descrição da cidade no blog do grupo.

Porém, se for utilizar assim o Mestre deve ter clara a necessidade de diferenciar o registro que faz para si (contendo informações off, motivação de NPCs, segredo de um enigma, regras de um item mágico), para o que apresentará aos jogadores.


Peça a colaboração dos jogadores

O Mestre pode pedir que os jogadores auxiliem a manter o regis
tro de campanha.

Um dos jogadores pode ser responsável por resumir as sessões (e/ou fazer o diário de seu personagem), enquanto outro vai cuidando as datações, anotando o tempo que o grupo demora para viajar, as datas que realizaram cada aventura, etc. Ainda é possível pedir que façam uma longa descrição de seus personagens, e talvez até dos NPCs a eles ligados (mestres, pupilos, familiares, inimigos).

Nem todos os jogadores gostam de participar, e muitos não tem disposição para isso, então não se pode obrigá-los a isso, senão é possível que até se perca a vontade de jogar. Mas pequenas tarefas possivelmente seriam bem aceitas, principalmente se o Mestre lembrar da necessidade disto (como um registro de campanha, por exemplo).

De qualquer maneira, uma ótima maneira de contar com essa colaboração e integrar o grupo é através de um wiki. Estes sites colaborativos (Wikipédia é o exemplo mais evidente) permitem que diversos membros postem e editem o conteúdo, fazendo com que os jogadores possam tanto escrever o que desejam, como acrescer informações sobre o grande inimigo do guerreiro, que o Mestre apenas descreveu brevemente.

Um ótimo exemplo de wiki, que eu utilizo para minhas campanhas (assim como o Gabriel Luke) é o wikidot, que permite criar uma conta e um wiki próprio sem pagar nada, apenas criando uma conta. Seus jogadores poderão fazer o mesmo, e configurando para somente convidados poderem editar os posts, haverá segurança e restriçao ao grupo (embora o conteúdo ainda possa ser visto por qualquer um (o que também pode ser alterado)).

Em mais de uma sessão uma informação que não nos lembrávamos pode ser conferida na wiki do grupo, servindo como um bom auxílio (mas não mais que isso, já que eu e meu grupo, particularmente, não gostamos de uso demasiado de computadores, que dispersam do jogo).


Portanto, é possível registrar os acontecimento de sua campanha de modo simples, sem grandes complicações. Mas se quiser ter algo mais detalhado e de uso contínuo para campanhas longas, é bom manter uma organização.

Por fim segue abaixo 1 exemplo de wiki de minha campanha atual para se ter idéia de como fica. Ele ainda está sendo organizado, mas já tem sua estrutura básica, e informações vão sendo acrescentadas conforme vão surgindo, até porque cuido para não revelar muito aos jogadores.

www.ferroefogo.wikidot.com






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