Procure no Escudo

Receba atualizações!

http://3.bp.blogspot.com/-Zz9JlQmWp3k/TjGQ-9ykVII/AAAAAAAAApc/1ApqLW-VlYs/s1600/PEROLA+DO+ESCUDO.png


"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

domingo, 16 de janeiro de 2011

Ambientações e jogos Pós-Apocalípticos

Jogos apocalípticos e pós-apocalípticos tendem a ser para quebrar o clima geral e extravasar todo o ímpeto de destruição! Ou não...
Muitas vezes criamos essa imagem de que pra ser algo pós-apocaliptico tem que estar tudo explodindo, criaturas para tudo que é lado, facções para todos os cantos e etc.
Mas um cenário assim é muito mais do que apenas destruição. Temos vários artifícios para incrementar e deixar esse tipo de cenário mais fascinante o possível. As vezes pode ser como criar um novo mundo, utilizando o planeta terra para moldar ou ainda criando novos continentes ou ainda mesmo retornando a idade média e fazer dela um cenário devastado.
As opções são inúmeras, mas o que devemos nos ater quando criamos um jogo assim é o objetivo em que os PJ's se encontrarão e o foco responsável por tudo ser o que é.

Seja a sobrevivência o objetivo, é algo muito amplo. Devemos querer especificar ao máximo. O que restou da população? Onde a maioria vive? A tecnologia avançou ou estacou? Há criaturas mutantes? Surgiram novas raças? O que aconteceu com as fontes de alimento e água?
Coisas simples como essas tem que ser pensadas. E ainda o porquê de tudo isso. Guerra nuclear? Apocalipse católico? A "Pandoras - Box" se abriu no centro de Nova York? Invasão de outros planetas? Governos absolutistas? Vai até aonde a imaginação de cada um permitir...


Qual será o papel dos PJ's? Isso é muito interessante em se analisar para ver quais são as possibilidades de campanha. E, além disso, determinar uma data, o jogo começara 40 dias após o fato marcante ou já se passou mais 10 anos dês do acontecido. Isso repercutirá nas possibilidades que se tem, no caso do fato recente é necessária toda uma reorganização de tudo que existe o que torna mais difícil o jogo. E no caso do fato passado, as coisas já estão se ajeitando, mas continua 80% devastado, por que não há mais sentimentos de nacionalidade ou algo do gênero. 
Em breve estarei lançando uma resenha de um mundo pós apocalitico de minha autoria para alguns, que não tem muita noção, ou ainda até usarem. Será o "Zone of Over War "



Abraço, Luke




_______________________________________________________________________________________________________________________
Gabriel Mueller - Joga RPG há 7 anos e é fã de Storyteller e cenários apocalípticos. Seu mundo gira em torno de Reinos de Ferro e Mundo das Trevas. Acha o RPG simplesmente fantástico! Estudante de Ciências da Computação na UFRGS e Técnico em Eletrônica. Faz teatro e escreve nas horas vagas.



1 comentários:

Vamos logo com o Zone of Over War então!

Novo Comentário