Procure no Escudo

Receba atualizações!

http://3.bp.blogspot.com/-Zz9JlQmWp3k/TjGQ-9ykVII/AAAAAAAAApc/1ApqLW-VlYs/s1600/PEROLA+DO+ESCUDO.png


"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

sábado, 1 de janeiro de 2011

Personagens dos Jogadores parentes?

Uma das dificuldades comuns ao começar uma campanha é criar motivos coesos para os PJs estarem juntos. Contratados por um mesmo patrono, membros de uma mesma guilda, diversos motivos certamente foram utilizados por muitos grupos para unir indivíduos tão diferentes quanto à imaginação dos jogadores pode conceber.

Mas e como seria se optássemos por fazer dos Personagens dos Jogadores parentes?

Notei, contudo, que raramente (pra não dizer nunca) se criou um grupo inteiro com ligações de parentesco. O guerreiro ser irmão do mago (Dragonlance?) aqui, o ladino ser cunhado (ops) do ranger ali, mas todos os membros do grupo terem alguma ligação parental, maior ou menor, é algo incomum, mas com potencial.

Se 2 ou 3 PJs são irmãos, e os demais primos próximos ou distantes (ou mesmo tios, pais, etc., caso a diferença de idade permita), haverá um fator que une esses indivíduos todos e os faz cooperar entre si com maior facilidade. Claro que ainda tem de se pensar no porque vários membros de uma família seguiram carreira distintas, como um filho ser guerreiro, o outro ladino e o terceiro ido para uma escola de magia, mas trabalhar nessa questão pode ser até mais divertida do que ficar inventando desculpas para seu espadachim elfo festeiro e de espírito livre ter se tornado aliado de um anão rabugento que não gosta de barulho e festas.

A necessidade de que todos sejam da mesma raça é outro problema, mas contornável. Uns membros podem ser humanos, enquanto outros meio-elfos, sendo na verdade meio-irmãos, o que, inclusive, daria margens para história de vida bem complexa (e com ares de novela mexicana). Variações maiores, no entanto, realmente seria difícil se obter.

O interessante é que o parentesco não elimina o fator discordância do grupo. Não é porque o outro membro é seu irmão que você vai gostar dele sempre tentar ficar com a parte maior do tesouro da aventura, e o ranger ser seu primo e ter brincado com você na infância não faz você gostar dele estar sempre tão distante e indiferente a assuntos importantes ao grupo. Família que é família se desentende também, mas a ligação é maior para que continuem juntos, da mesma forma que o grupo teria muito mais motivos para permanecer juntos, apesar das desavenças.

Quem nunca passou pela situação de brigas entre os Personagens dos Jogadores que fariam os personagens afastarem-se e cessar o grupo (de aventureiros ou de heróis) e convívio, não fosse o fato do metajogo – se nos separarmos não jogaremos em grupo – unindo-os. Claro que personagens que tivessem alguma grande ligação ou um objetivo importante prosseguiria junto, afinal a Sociedade do Anel não cessaria por briguinhas entre Gimli e Legolas, digamos, mas ao longo da campanha provavelmente surgem situações em que afastar-se seria mais lógico. Mas indivíduos se sentiriam compelidos a continuar junto de seus parentes apesar das desavenças, principalmente se começaram a se aventurar para resolver um problema da família (maldição, questão de herança, inimigo de gerações, etc).

E como citei no início do post, um dos grandes pontos fortes de fazer dos PJs parentes, é justamente o início da carreira de aventureiro. Além das possibilidades citadas acima, a primeira aventura poderia envolver encontrar o verdadeiro testamento do patriarca da família a recém falecido, ou ainda encontrar o paradeiro da prima Judith,que brincavam quando era crianças, mas que desapareceu misteriosamente há pouco tempo.

Enfim, apenas uma idéia que surgiu e parece boa para se tentar alguma vez. Afinal, se todo aventureiro tem uma pontinha de ciúme de sua ladina ou maga, imagina a briga na taverna que daria quando mexessem com sua irmã.



0 comentários:

Novo Comentário