Procure no Escudo

Receba atualizações!

http://3.bp.blogspot.com/-Zz9JlQmWp3k/TjGQ-9ykVII/AAAAAAAAApc/1ApqLW-VlYs/s1600/PEROLA+DO+ESCUDO.png


"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A fama de um personagem

Uau! Qual personagem nunca sonhou em ser reconhecido nas ruas, ser ovacionado como num coliseu, participar das mais importantes festas da nobreza e ainda ser lembrado por aquele que matou o dragão vermelho que aterrorizava um reinado inteiro ?!?!
Desde grupos épicos a mais ralé dos aventureiros/combatentes a fama é imprescindível para criar a animosidade do grupo e o fazer seguir em frente buscando novas riquezas e desafios. Em geral o reconhecimento de um personagem ou até um grupo inteiro cria um clima diferente para a aventura. Desde as mais fantasiosas aventuras de idade medieval até o mais presente futuro a reputação sempre deve estar no encalço do mestre a proporcionar essa dignificação aos seus jogadores. A fama é o principal pré-requisito para o status dos personagens, mas nem sempre é suficiente. Nem sempre é a fama que leva os jogadores a serem reconhecidos e sim também a infâmia que se trata não do fato de não ser reconhecido, mas de ser reconhecido negativamente pela sociedade, reino, grupo ou até um simples bar. A infâmia pode trazer muitos problemas para os PJ's e tanto como a fama podem ser usadas para criar aventuras....

    • Um grupo ou personagem que possa ter perdido o prestigio ou queria ganhar uma reputação favorável com um Lorde, Empresário, Príncipe ou até ainda um taverneiro pode realizar algum trabalho ou missão para tal a fim de obter o reconhecimento e confiança dele.
    • Um grupo ou personagem deve mostrar seu valor a um dragão que guarda muitas informações que lhes dizem respeito e então o dragão propõe um desafio para tal(is) desbravador(es) para comprovar o quão valorosos são.
    • Lutar por uma causa nobre ? Sem recompensas em dinheiro? Muitas vezes ajudar um reino que está sendo atacado pode ser muito mais compensativo do que um punhado de moedas.
    Apenas algumas possibilidades para realmente a fama intervir como foco principal de uma aventura, mas na maioria das vezes ela virá carregada como algo que venha a auxiliar ou prejudicar os PJ's e quando for para dificultar a vida deles bastará então saberem driblar a situação. Uma boa reputação pode trazer aos jogadores o melhor descanso da cidade, o acesso as melhores armas, um banquete com a nobreza... Coisas do gênero. Uma má reputação pode fazer tudo ao contrário do que citei e ainda trazer empecilhos mais graves como acusações, roubos e ainda até podendo ser expulso de um lugar.

    Espero que o post tenha servido para lembrar aos mestres esse recurso interessantíssimo que muitas vezes é esquecido e pode ser muito bem aproveitado.




    Um Abraço, Luke!




    _______________________________________________________________________________________________________________________
    Gabriel Mueller - Joga RPG há 7 anos e é fã de Storyteller e cenários apocalípticos. Seu mundo gira em torno de Reinos de Ferro e Mundo das Trevas. Acha o RPG simplesmente fantástico! Estudante de Ciências da Computação na UFRGS e Técnico em Eletrônica. Faz teatro e escreve nas horas vagas.


    0 comentários:

    Novo Comentário