Procure no Escudo

Receba atualizações!

http://3.bp.blogspot.com/-Zz9JlQmWp3k/TjGQ-9ykVII/AAAAAAAAApc/1ApqLW-VlYs/s1600/PEROLA+DO+ESCUDO.png


"Se um grifo não consegue se destacar no jogo, um gato não vai conseguir"

-jogador de um personagem cavaleiros dos céus, sobre o comentário do Mestre de que o gato da maga não estava tendo muito destaque nos jogos


Por Zell

sábado, 1 de janeiro de 2011

Como fugir dos imprevistos

Olá pessoal sou Gabriel Luke e estarei com vocês postando matérias para ajudar todo mundo que curte RPG. Sempre nos acontecem imprevistos durante os jogos e em virtude disso estou colocando minha primeira matéria no blog relacionada a imprevistos para que ajudem vocês a saber lidar com isso um pouco melhor, espero que curtam...


Então! Muitas vezes nos damos conta que os jogadores estão tomando um rumo totalmente diferente daquilo que havíamos planejado. E, por exemplo, em vez de seguir rastros do desaparecimento de uma amiga da faculdade eles contratam um detetive particular para que faça isso por eles e assim privando-os da sua ideia inicial.


E em alguns tipos de momentos devemos nos antenar e preparar-nos melhor. Não irá resolver se começarmos a pensar em todas as possibilidades que os jogadores podem tomar, é algo indefinido e aleatório quando se trata de um grupo de jogadores.

Devemos ter cartas na manga e essas serão os NPC's¹ e os ambientes ou lugares que criamos antes daquela sessão iniciar. Se tivermos uma vasta gama de NPC's, mesmo que acabemos por usar somente uma das criações, nós podemos introduzi-la quando acharmos necessário trazendo assim uma real utilidade para a história e assim deixando mais rica a nossa narrativa. Os jogadores vão sentir que as decisões que eles tomam realmente fazem alguma diferença e que interrogar o mendigo do beco - aquele que outrora fora um investigador muito competente - sobre um crime que aconteceu na esquina não fora uma ideia tão ruim assim por quê aquele mendigo tinha uma bagagem interessante e oportuna com ele, não quer dizer que todos NPC's que os jogadores encontrarem serão assim é claro.


Todo esse preparo nos deixa mais livre para narrar e então chega-se a conclusão que não é necessário criar um cronograma de como os personagens irão saber que a cidade que eles chegaram está sendo ameaçada por uma aldeia de Robgoblins e que o capitão da guarda cobra altas taxas dos moradores para protegê-los enquanto podia liquidá-los com um ataque definitivo à aldeia deles... São várias informações que alguns NPC's que tenham uma bagagem de coisas interessantes e que interajam realmente com os personagens farão esse papel de informar pouco a pouco como as coisas estão. Não será apenas um taverneiro que fica o dia inteiro limpando uma caneca e vendendo hidromel que fará os personagens se animarem.


Portanto a partir de agora estarei abrindo a sessão NPC's/PdM's e Locais de Aventuras aqui no blog, onde postaremos um NPC ou ambiente por semana para dar ideias a todos vocês. E sintam-se a vontade para pedir matérias, NPC's, ambientes ou qualquer coisa relacionada.

Um Abração, Gabriel - Luke-

NPC¹ - Non Players Character - Personagem controlado pelo mestre.




0 comentários:

Novo Comentário